sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O medronho



Ora, estava aqui a pensar com os meus botões e pensei, por que não fazer uma rubrica sobre o medronho? sim, a pequena baga vermelha que costuma enfeitar a terra dos meus avós?

Quando eu andava na minha expedição de Apicultora, aproveitei também para apanhar medronhos, bem madurinhos que por ali estavam. Posteriormente comi-os a todos!Não tenho culpa, ninguém quis!


Aqui está uma imagem dos ditos frutos:




O medronheiro é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente, ou seja, que duram todo o ano.Na beira alta, tenho as visto pequenas, mas também já vi imagens de árvores bem grandes!Bem, tudo terá a ver com o terreno em que se desenvolvem.

As folhas são muito parecidas com as do loureiro e medem entre 4 a 11 cm de comprimento.

As flores são brancas com toques cor de rosa, são flores pequenas que surgem no Outono em cachos pendentes de até 20 flores, entre os frutos do ano anterior.

Os frutos são uma baga redonda e verrugosa com aproximadamente 3 cm de diâmetro.
dando cor à árvore, uma vez que nascem amarelos e progressivamente vão tornando-se vermelhos.
O Medronheiro desenvolve - se nos bosques, no mato e nas regiões rochosas, principalmente em solos ácidos, da Península Ibérica à Turquia.

Os frutos, bagas vermelhas comestíveis são utilizadas para fazer licores, aguardentes e conservas.O meu avô faz água ardente.

Também tive conhecimento que as folhas são utilizadas na medicina popular pelas suas propriedades diuréticas e anti-sépticas.

1 comentário:

  1. que fx! gostava de provar medronhos, mas nunca tive oportunidade! :)

    bj

    ResponderEliminar